Doenças da próstata: conheça as principais, sintomas e tratamentos

Além do câncer de próstata, outras doenças podem prejudicar o sistema reprodutivo e urinário do homem.

Você sabe quais são as principais doenças da próstata? Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o câncer não é o único problema de saúde capaz de prejudicar o bom funcionamento desta glândula tão importante para a vida do homem.

Outras doenças como prostatite e hiperplasia prostática benigna também merecem a atenção masculina porque podem comprometer a saúde da próstata e de outros órgãos que compõem os sistemas urinários e reprodutor do homem. 

 

O que é a próstata e qual a função dela?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz, localizada entre a bexiga e o pênis, que está diretamente ligada à uretra e às vesículas seminais e, sendo assim, é um dos órgãos componentes do sistema reprodutor masculino.

A próstata é responsável pela produção do líquido prostático, que se junta ao líquido seminal produzido pelas vesículas, compondo cerca de 90% do sêmen, além de facilitar o deslocamento, proteger e nutrir os espermatozóides. 

A alcalinidade do líquido prostático também atua na neutralização da acidez da vagina, o que é fundamental para aumentar o tempo de vida dos espermatozóides. A próstata ainda ajuda na continência urinária do homem.

 

O que pode prejudicar a saúde da próstata?

Uma dieta pobre em bons nutrientes, sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de álcool e tabagismo são fatores de risco para uma série de problemas de saúde, inclusive para as doenças da próstata

Além dos hábitos de vida ruins, pessoas com pele negra e com histórico familiar de doenças da próstata estão predispostas a ter problemas com este órgão. Por fim, o preconceito e mitos sobre a próstata, que impedem consultas e exames regulares, prejudicam a saúde do homem.

 

Principais sintomas de doenças da próstata

Os sinais que levantam o alerta para existência de alguma das doenças da próstata são parecidos e, por isso, não há um sintoma predominante para cada problema, reforçando a necessidade de procurar ajuda médica o quanto antes. São eles:

  • Incontinência urinária;
  • Fluxo da urina interrompido ou fraco;
  • Maior frequência de vezes ao banheiro para urinar à noite;
  • Presença de sangue no líquido seminal ou no xixi;
  • Dificuldade para começar a fazer xixi;
  • Dor ou desconforto quando urina;
  • Sensação da bexiga não estar totalmente vazia quando termina de urinar;
  • Fraqueza ou dormência nos pés ou pernas.

 

Exames da próstata

Os exames preventivos que os homens devem fazer com acompanhamento de um médico urologista para detectar antecipadamente possíveis doenças da próstata são os de sangue PSA, toque retal, ultrassom da glândula prostática e biópsia (no caso de pacientes com câncer).

Entre esses, o exame de toque retal é um dos mais importantes e necessários, porque avalia alterações da próstata, como consistência e mudança no formato. Apesar do tabu que existe em volta deste procedimento, ele é rápido e indolor. Para realizá-lo, o médico introduz o dedo indicador no ânus do paciente, com uso lubrificante e luva.

 

Quais são as principais doenças da próstata?

Quando se fala em doenças da próstata o câncer vem à mente de muitas pessoas e não é por acaso. Esse tipo de tumor maligno é o segundo que mais afeta os homens, atrás apenas do câncer de pele. 

Além disso, o Brasil deverá registrar mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano no triênio 2023-2025. Mas, não se engane, há outras doenças da próstata que podem comprometer a saúde masculina e merecem sua atenção. 

 

Hiperplasia prostática benigna

A hiperplasia prostática benigna (HPB) corresponde ao crescimento benigno (não canceroso) da próstata, situação comum, principalmente após os 50 anos de idade, que comprime a uretra e obstrui a passagem do xixi logo na saída da bexiga. 

Entre os principais sintomas desta doença está a dificuldade para começar ou terminar de urinar, dor e desconforto ao fazer xixi, vontade repentina de urinar, necessidade de ir várias vezes ao banheiro, inclusive à noite, para micção.

 

Prostatite

A prostatite é uma inflamação ou infecção na glândula prostática causada por bactérias, mais comum nos homens com idade entre os 20 e 40 anos e também nos que têm mais de 60 anos, caso a imunidade esteja baixa.

No caso da prostatite bacteriana aguda, ela geralmente está associada a infecção urinária e o paciente pode sentir desconforto, queimação ou ardência quando chega ao orgasmo, vontade constante de urinar, calafrios, febre alta, mal-estar, esperma amarelado, dores nas costas, articulações, períneo e músculos.

Já a prostatite bacteriana crônica pode permanecer no corpo do homem por meses ou até anos. Geralmente, os sintomas são dores persistentes e recorrentes na região pélvica, que pode ter relação ou não com o ato de urinar ou relação sexual, dores no abdômen inferior, pênis, testículos e períneo, sangramento eventual no sêmen.

Há ainda a prostatite não bacteriana e prostatodinia, também conhecida como síndrome da dor pélvica, que também configura inflamação na próstata, mas sem ter histórico de infecção urinária por bactéria.

 

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (só perde para o de pele), que surge a partir da multiplicação anormal das células da glândula prostática. A doença se torna ainda mais perigosa porque, geralmente, não apresenta sintomas na fase inicial. 

Quando há manifestação de sintomas, o paciente costuma sentir dor nos ossos, dificuldade para urinar, sangramento ao ejacular ou fazer xixi, insuficiência renal, perda de apetite e de peso. 

 

Causas do câncer de próstata

Além dos fatores genéticos, idade avançada e excesso de gordura no corpo, alguns fatores ambientais também contribuem para o desenvolvimento do câncer de próstata, tais como exposição a produtos químicos e uso de cigarro. 

 

Prevenção e tratamento

O diagnóstico precoce é a melhor maneira de se prevenir contra o câncer de próstata ou garantir sucesso no tratamento da doença. Por isso, é importante que o homem a partir dos 40 anos de idade crie o hábito de realizar consultas de rotina e o exame do toque retal.

Além disso, é fundamental adotar hábitos saudáveis. Evite alimentos gordurosos, carne vermelha, lácteos gordurosos, processados e ultraprocessados. Opte por carnes de frango e peixe, sem comer a pele, fontes de fibra como sementes, pão integral e aveia, além de frutas, legumes e verduras.

Também inclua na sua rotina diária 30 minutos de atividade física. Pode ser uma caminhada, natação, pedalar no parque, corrida, pilates ou outro tipo de exercício aeróbico ou cárdio. 

 

Tratamentos para doenças da próstata

Os tratamentos para doenças da próstata podem envolver uso de medicamentos, algumas medidas comportamentais, terapias médicas, radioterapia e procedimentos cirúrgicos, sempre de acordo com a recomendação médica.

 

Cirurgia de próstata

A cirurgia de próstata pode ser feita por laparoscopia ou via robótica, que são técnicas minimamente invasivas e com recuperação mais rápida, onde o cirurgião faz pequenas incisões na barriga, ou pelo método convencional, quando é feito um corte maior na pele.

 

Cirurgia a laser

A enucleação da próstata com uso do laser Holmium, procedimento também conhecido como HoLEP, é a cirurgia mais moderna que existe para tratamento da hiperplasia prostática benigna, com volume de próstata maior que 80g.

Para realizar o procedimento, o cirurgião introduz um cistoscópio pela uretra do paciente até a glândula, e utiliza o laser para enuclear (remover) o tecido prostático aumentado, que é fragmentado em pedaços pequenos e aspirados.

 

O Dr. Thiago Hota, CRMPR 27784 e RQE 20261, é especialista no tratamento da HPB com uso do HoLEP e chefe do centro de treinamento dessa técnica para toda a América Latina.

O médico de Curitiba/PR também é idealizador, junto ao Hospital do idoso Zilda Arns, do projeto “Curitiba sem sonda”, por meio do qual oferta aos pacientes do SUS a realização de cirurgia de próstata com uso do Holmium laser (HoLEP). 

Agora que você já conhece os tipos de cirurgia de próstata e qual a indicação de cada técnica, agende uma consulta com um urologista para saber como está a saúde da sua próstata e realizar exames de rotina.

Responsável Técnico: Dr. Thiago Hota – CRMPR 27784 RQE 20261