Nos dias 2 e 3 de fevereiro fui convidado para participar como palestrante neste importante workshop, com o intuito de promover a disseminação do método HoLEP sigla que se refere à enucleação endoscópica da próstata com laser de Holmium. Nesta palestra pude explicar por que a literatura atual garante ao HoLEP o status de “padrão ouro” no tratamento da Hiperplasia prostática benigna, o conceito de padrão ouro exige que o método seja ao mesmo tempo, o mais efetivo e seguro possível, dois tópicos nos quais o HoLEP é superior ao qualquer outro método.
Nesta técnica é possível retirar completamente o adenoma (HPB) da próstata, reduzindo os riscos de retorno da doença para um nível tão baixo como 1,4% dos pacientes em 10 anos retornam a ter sintomas, para nível de comparação a ressecção tradicional (raspagem da próstata) tem índices de retorno dos sintomas da doença de 1 a 2 % ao ano após a cirurgia.
Mesmo conseguindo retirar toda a doença o método é extremamente seguro com menores índices de sangramento, menor tempo de necessidade de sonda, menor tempo de internação, sendo considerado pela America Urological Association o método de escolha em pacientes usando anticoagulantes.
O único ponto que de otimização seria ampliar o ensino a mais urologistas, haja vista que é considerado um método difícil de aprender, por isso participamos do máximo de atividades possíveis com o intuito de orientar e ensinar colegas urologistas de toda América Latina, permitindo que cada vez mais pacientes sejam beneficiados pelo HoLEP